A IMPORTÂNCIA DA DEFESA ESPECIALIZADA NO PROCESSO ÉTICO-PROFISSIONAL
Nos últimos anos houve um aumento considerável no número de denúncias contra médicos nos Conselhos Regionais de Medicina. Os motivos variam, passando por casos de suposto erro médico a questões éticas ligadas à publicidade, remuneração, concorrência desleal, falha no atendimento e etc.
Os Conselhos Profissionais de Medicina são responsáveis por disciplinar e julgar a classe médica, zelando pela ética e prestígio da profissão, respeitando o que é regulamentado pela Resolução nº 2.145/16, do Conselho Federal de Medicina.
Como se inicia um processo no Conselho Regional de Medicina (CRM) ?
O processo se inicia com a denúncia, que nunca será anônima, podendo ocorrer com iniciativa própria do CRM ou por pessoa interessada na instauração do processo, que pode ser o paciente, um médico, um hospital, etc. A denúncia deve vir acompanhada da identificação de quem apresenta, os motivos, a qualificação do médico denunciado e a indicação das evidências ou provas documentais.
E a partir daí o que acontece ?
Após o recebimento da denúncia, será instaurada a sindicância. A sindicância é o procedimento preliminar à abertura do Processo Ético-Profissional ou Disciplinar (PEP).
Nesta etapa, não é obrigatória a manifestação do médico, mas é recomendável já contar com o auxílio técnico de um advogado especialista para a apresentação de esclarecimentos iniciais e documentos.
O relatório inicial da sindicância pode concluir pelo arquivamento; pela proposta de uma conciliação ou termo de ajustamento de conduta; ou, ainda, ser instaurado o PEP. Lembrando que a instauração do PEP não significa que o médico fez algo errado, mas que há questões que necessitam de melhor esclarecimento.
Iniciado o PEP, o médico é citado para apresentar sua defesa. O processo é administrativo, mas assemelha-se ao Judicial, garantindo ao médico a apresentação de defesa escrita, realização de audiência de instrução processual, apresentação de alegações finais escritas e julgamento, além da possibilidade de recorrer da decisão nas instâncias superiores
Contudo, uma má condução da instrução do processo, ou seja, a ausência de uma defesa técnica, pode ensejar a aplicação das penalidades previstas pelo CRM, que variam entre advertência e censura confidenciais, censura pública, suspensão do direito de atuar como médico por até 30 dias e, em casos mais graves, a cassação do exercício profissional.
Por isso, é EXTREMAMENTE recomendável que o médico seja assistido, durante todo o processo administrativo, por um advogado especialista, para que sejam observados os princípios da legalidade, ampla defesa e contraditório, além das demais garantias constitucionais.
Como agendo uma consulta?
Entre em contato por telefone ou Whatsapp para agendar uma consulta.
Quais cidades atende?
Escritório localizado na cidade de Campinas-SP, com atendimento em todo o Brasil.
Posso fazer uma consulta online?
Sim, você pode agendar conosco uma consulta por teleconferência.
Campinas / SP
alessandro@caldonazo.com
(19) 97104-4779
Unique Village Offices
Av. João Scarparo Netto, 84 – Sala F13
Jardim Santa Genebra, Campinas – SP
CEP 13.080-655