A imperícia médica é caracterizada pela falta ou deficiência de conhecimentos técnicos da profissão, o que leva ao cometimento de um erro, tendo ou não a formação adequada para aquela situação.
Geralmente são apontados casos de médicos que não tinham a formação e autorização necessárias para executar um procedimento, e mesmo assim o fizeram. Todavia, mesmo tendo a formação, é possível que a imperícia ocorra.
A avaliação em um caso de suposto erro médico por imperícia considera algumas habilidades e conhecimentos obrigatórios que o médico precisa ter de acordo com sua formação.
Um exemplo claro é o de uma menina a qual chegou com apendicite em um hospital, já com exames e diagnóstico prontos. A equipe avaliou a menina e relatou não ter identificado nada de anormal. A menina veio a óbito.
Com os exames em mãos, sua formação apropriada e o quadro clínico, o médico DEVERIA ter percebido o problema e agido, porém, não identificou o problema e, portanto, não agiu. Apesar de sua formação, não soube realizar o diagnóstico que deveria saber fazer.
Para estar protegido juridicamente, é essencial você ter uma assessoria médica especializada em direito médico e da saúde, com uma equipe multidisciplinar que protege sua carreira de ponta a ponta.
- Postagens recentes na página :